Boa tarde leitores e cinéfilos! Aqui vamos nós na continuação das adaptações literárias do mês de agosto, que nos presenteou com muuuuuuuitos livros chegando as telonas. Para ler a primeira parte deste post clique aqui. Prontos para mais uma overdose de filmes?

10 DE AGOSTO – Valerian e a Cidade Dos Mil Planetas (Titulo Original: Valerian and the City of a Thousand Planets)

O filme adapta a HQ de ficção científica francesa Valerian: O Agente Espaço-Temporal, e Pierre Christin, Jean-Claude Mézières e Évelyne Tranlé. O longa se passa no seculo XXVIII e conta a historia de Valerian e sua parceira Laureline, agentes do tempo e do espaço que tem como função lutar em defesa da Terra e seus aliados contra bandidos intergaláticos. Veja o trailer:

Apesar de ter sido inspirado na HQ, o filme acabou também por dar origem a um livro baseado nele, nomeado com o mesmo titulo e escrito por Christie Gloden. O caminho inverso se comparado a maioria das adaptações.

Sinopse do livro: Um universo sem fronteiras precisa de heróis sem limites. Uma força sombria ameaça Alpha, uma metrópole vasta que abriga inúmeras espécies oriundas de mil diferentes planetas. Os agentes viajantes do tempo Valerian e Laureline precisam se apressar e identificar esse perigoso inimigo antes que ele coloque em risco não só Alpha, mas também todo o universo.

O livro tem previsão de lançamento no Brasil para esse mês, pela Editora HarperCollins. Adicione no Skoob.

17 DE AGOSTO – O Jantar (Titulo Original: The Dinner)

O longa é baseado no livro de mesmo nome, escrito por Herman Koch. O filme se passa em um restaurante em Amsterdã, onde dois casais se encontram para um elegante jantar. Entre assuntos banais e questões mais sérias, a conversa chega ao ápice quando começam a discutir sobre seus filhos adolescentes e a investigação policial em que se encontram envolvidos. Veja o trailer:

O historia parece no minimo interessante. Me faz pensar se o filme todo se passaria na mesa entre os diálogos ou se teríamos flashbacks relacionados aos assuntos para que o longa não ficasse tao monótono. Sem falar que teremos Richard Gere no elenco, com aquele ar misterioso que só ele tem.

Sinopse do livro: Em uma noite de verão, dois casais se encontram em um restaurante elegante. Entre um gole e outro de vinho e o tilintar de talheres, a conversa mantém um tom gentil e educado, passando por assuntos triviais como o preço dos pratos, os aborrecimentos do trabalho, o próximo destino de férias. Mas as palavras vazias escondem um terrível conflito, e, a cada sorriso forçado e cada novo prato, o clima fica ainda mais tenso.

O livro foi publicado no Brasil em 2013, pela Editora Instrínseca. Adicione no Skoob.

24 DE AGOSTO – O Castelo de Vidro (Titulo Original: The Glass Castle)

O filme é baseado no livro autobiográfico de mesmo nome, da autora Jeannete Walls. O longa mostra a infância de Jeannete em meio a sua família desequilibrada, pobre e nômade, assim como todas as alegrias e desventuras ocasionadas por esse estilo de vida.  Veja o trailer:

O Castelo de Vidro e de longe um dos melhores livros que já li ate hoje. Descobri recentemente que ele viraria filme e fiquei bastante animada. Espero que o filme faça jus ao livro que lhe inspirou e trate o tema com sensibilidade e amor, assim como a autora o fez.

Sinopse do livro: Best-seller mundial traduzido para mais de trinta idiomas e adaptado para as telas em uma superprodução, O Castelo de Vidro reúne as memórias da jornalista Jeannette Wall. Depois de anos escavando a intimidade alheia, aqui ela desnuda um passado no qual teve de lutar para sobreviver à negligência dos pais disfuncionais. A autora narra as mais duras experiências de privação, humilhação e exclusão, sem esconder uma ponta de afeto pelas inusitadas justificativas para o desajuste social que seus pais interpretavam como liberdade.Marginais por opção, contraditórios e controvertidos, os Walls são retratados com lirismo, humor e lucidez — mas sem qualquer traço de piedade —, numa narrativa biográfica que mescla absurdo e beleza de uma maneira raramente alcançada nas mais fantasiosas obras de ficção.

O livro teve sua primeira edição publicada no Brasil em 2007, pela Editora Nova Fronteira. Em 2017 a história foi republicada pela Editora Globo Livros com a Capa do Filme. Adicione no Skoob.

24 DE AGOSTO – A Torre Negra (Titulo Original: The Dark Tower)

O filme era para ter sido lançado mês passado, porém a data mudou. A adaptação é baseada em “O Pistoleiro”, primeiro livro da serie A Torre Negra, escrita por Stephen King. A obra conta a historia de Roland em sua busca por uma torre magica que esta prestes a desaparecer, a Torre Negra, e sua perseguição ao Homem de Preto.

Sinopse do livro: No primeiro livro desta série brilhante, Stephen King apresenta os leitores a uma das suas personagens mais enigmáticas, Roland de Gilead, o último dos pistoleiros. Roland é uma figura marcante, um solitário numa viagem arrebatadora em direção ao bem e ao mal. No seu mundo desolado, que reflete assustadoramente o nosso, Roland persegue o homem de negro, conhece a atraente Alice e começa a sua relação de amizade com um rapaz de Nova Iorque chamado Jake. Ao mesmo tempo realista e onírico, “O Pistoleiro” deixa os leitores ansiosos pelo novo capítulo desta série. Passada num mundo de circunstância extraordinárias, com um imaginário visual espantoso e personagens inesquecíveis, a série A Torre Negra é ímpar. A obra mais visionária de Stephen King, um misto mágico de fantasia e horror.
O livro foi publicado no Brasil em 2004, pela Editora Objetiva. Adicione no Skoob.

25 DE AGOSTO –  Death Note

Baseado no Manga de Takeshi Obata, o longa narra a vida de Light, um estudante brilhante mas sem rumo que descobre seu caminho no dia em que encontra o Death Note. Light percebe que ao adicionar nomes ao caderno as mesmas morrem, então ele decide escrever os nomes de diversos criminosos no pequeno caderno. Porém, a onda de mortes suspeitas chama atenção da policia, colocando Ligth em rivalidade com outra mente brilhante.

Sinopse do Manga: Sem nada para fazer no Mundo dos Shinigamis, o Deus da Morte Ryuk deixa cair intencionalmente na Terra o seu Death Note. O caderno possui poderes macabros: a pessoa que tem seu nome escrito nele, morre! O Death Note acaba indo parar na mão de Light Yagami. Aluno exemplar, porém entediado, aos descobrir os poderes sinistros do caderno negro, ele decide virar um justiceiro e varrer a criminalidade da face da Terra. As seguintes mortes de criminosos em vários países diferentes acabam chamando a atenção da Interpol, que, por sua vez, pede ajuda ao maior detetive do mundo, conhecido apenas por “L”, para resolver o caso. Inicia-se assim um frenético jogo de gato e rato entre Light e seu perseguidor implacável, enquanto Ryuk diverte-se com os acontecimentos que se desenrolam em decorrência do uso do Death Note.

Os mangás foram publicados no Brasil pela Editora JBC Mangas. Adicione no Skoob.

31 DE AGOSTO – Atomica (Titulo Original: Atomic Blond)

O longa foi baseado na trilogia de Grafic Novels chamada de The Coldest City. O filme retrata a vida de Lorraine Broughton, uma agente disfarçada do MI6. Lorraine precisa ir a Berlim investigar o assassinato de um oficial e recuperar uma lista de agentes duplos, sendo necessário utilizar todas as suas habilidades para ultrapassar os desafios que sua tarefa lhe impõe. Veja o trailer:

As HQs nao foram publicadas no Brasil, mas você provavelmente consegue encontrá-las nas versões americanas. Adicione no Skoob.

Sinopse da HQ – em ingles: November 1989. Communism is collapsing, and soon the Berlin Wall will come down with it. But before that happens there is one last bit of cloak & dagger to attend to. Two weeks ago, an undercover MI6 officer was killed in Berlin. He was carrying information from a source in the East a list that allegedly contains the name of every espionage agent working in Berlin, on all sides. No list was found on his body. Now Lorraine Broughton, an experienced spy with no pre-existing ties to Berlin, has been sent into this powderkeg of social unrest, counter-espionage, defections gone bad and secret assassinations to bring back the list and save the lives of the British agents whose identities reside on it.”

Nossa lista de adaptações literárias chegou ao fim. Agora é hora de ir ao cinema e assistir o máximo que você conseguir! Se já assistiu algum dos filmes listados, quer assistir, já leu os livros e tem muitas expectativas: conta pra gente!

Para ver o post sobre as adaptações literárias de julho CLIQUE AQUI.