Ola bibliófilos e cinéfilos! Para a nossa felicidade o mês de agosto está simplesmente LOTADO de adaptações literárias para o cinema, compensando a escassa quantidade de adaptações do mês passado. Por esse motivo dividirei o post em 2 partes, uma com 7 filme e outra com 6. Ou seja, ao todo temos 13 (SIM! T-R-E-Z-E!) livros que estão virando filme esse mês.

Prontos para gastar todo o seu rico dinherinho indo ao cinema em agosto?

3 DE AGOSTO – Os Meninos Que Enganavam Nazistas (Titulo Original: Un sac de billes)

O filme francês é baseado no livro autobiográfico de mesmo nome, escrito por Joseph Joffo. A história se passa em plena Segunda Guerra Mundial e mostra os desafios que Joseph e seu irmão mais velho, Maurice, precisaram enfrentar para escapar do perigo e se manterem vivos durante esse período turbulento da historia.

Veja o trailer:

Sinopse do livro: Paris, 1941. O país é ocupado pelo exército nazista e o medo invade as casas e as ruas francesas. O poder de Hitler se mostra absoluto e brutal na França… É durante um dos períodos mais turbulentos da História que a emocionante narrativa de Joseph e Maurice se desenrola. Irmãos judeus de 10 e 12 anos de idade, eles perambulam sozinhos pelas estradas, vivendo experiências surpreendentes, tentando escapar da morte e em busca da zona livre para ganhar a liberdade. Essa é uma história real, autobiográfica, cuja espontaneidade, ternura e humor comprovam o triunfo da humanidade e da empatia nos momentos mais sombrios, quando o perigo está sempre à espreita… Os meninos que enganavam nazistas conta a fantástica e emocionante epopeia de duas crianças judias durante a ocupação, narrada por Joseph, o mais jovem.

O livro foi publicado no Brasil nesse ano, pela Editora Vestigio. Adicione no Skoob.

3 DE AGOSTO – O Filme Da Minha Vida

O filme brasileiro é baseado no livro Um pai de cinema, do autor chileno Antonio Skármeta. No filme, o jovem Tony Terranova decide voltar a sua cidade natal e acaba descobrindo que seu pai francês abandonou sua família sem deixar muitas explicações. Tony vira professor de francês em um colégio da cidade, onde acaba se colocando em meio aos conflitos e descobertas de seus jovens alunos.

Veja o trailer:

Felizmente o cinema brasileiro tem crescido muito nos ultimos anos! Fiquei muito empolgada para assistir o filme despois que vi o trailer. A producao parece estar muito boa e a fotografia esta maravilhosa! Nao sei porque motivo mudaram o nome do personagem principal (no livro ele se chama Jacques), mas vamos aguardar o lancamento do filme para discutir um pouco mais sobre isso.

Sinopse do livro: A bela e breve história do jovem professor de um povoado, Jacques. Seu pai, um forasteiro francês, abandonou a ele e sua mãe há vários anos. Um dia, ao visitar a cidade vizinha para ir à primeira vez a um bordel, Jacques tem uma grande surpresa, e a explicação de tudo pode estar muito perto dele.

O livro foi publicado no Brasil em 2011, pela Editora Record. Em 2017, porem, o livro foi republicado com a Capa do Filme. Adicione no Skoob.

3 DE AGOSTO – Planeta Dos Macacos: A Guerra (Titulo Original: War For The Planet Of the Apes)

O filme, assim como os anteriores, é meramente inspirado no livro O Planeta dos Macacos, de Pierre Boulle, e conta um história bem diferente da apresentada no livro. O terceiro filme na franquia mostra o conflito entre Cesar e um exército comandado por um coronel impiedoso. Depois de muitas perdas entre o grupo de macacos, Cesar decide ir atras do Coronel, buscando vingança por todas aqueles que morreram.

Veja o trailer:

Sinopse do livro: Em um futuro não muito distante, três astronautas pousam em um planeta bastante parecido com a Terra, repleto de florestas luxuriantes e com clima ameno e ar perfeitamente respirável. Mas esse lugar – um pretenso paraíso – não é o que parece. Em pouco tempo, os desbravadores do espaço descobrem a terrível verdade: nesse mundo, seus pares humanos não passam de bestas selvagens a serviço da espécie dominante… os macacos. Desde as primeiras páginas até o surpreendente final – ainda mais impactante que a famosa cena final do filme de 1968 -, O planeta dos macacos é um romance de tirar o fôlego, temperado com boa dose de sátira. Nele, Boulle revisita algumas das questões mais antigas da humanidade: O que define o homem? O que nos diferencia dos animais? Quem são os verdadeiros inimigos de nossa espécie?

O livro foi publicado pela primeira vez no Brasil em 1963, pela Editora Unibolso. Em 2016 o livro foi republicado pela Editora Aleph. Adicione no Skoob.

10 DE AGOSTO – O Diário De Um Banana: Caindo Na Estrada (Titulo Original: Diary Of A Wimpy Kid: The Long Haul)

O quarto filme da franquia é baseado no nono livro da serie de livros O Diário de um Banana, escrito por Patrick Jeffrey. O longa conta a historia de Greg e sua família. Greg convence sua família a fazer uma viagem de carro para comemorar o aniversario de 90 anos de sua avo, quando na verdade a verdadeira intenção da viagem e participar de um convenção de gamers. Nem preciso dizer que as coisas não saem como esperado.

Veja o trailer:

Conforme voce vera baixo, as sinopses do trailer e do livro sao um pouco divergentes quanto a motivacao da viagem e quem a instigou. Nao acho que isso afetara o andamento do filme, porem acho que e um detalhe digino de nota, uma vez que ambas as sinopses sao apresentadas nesse post.

Sinopse do livro: O maior pesadelo do Greg está prestes a acontecer: a mãe organizou uma viagem de carro para toda a família, com a desculpa de que é a melhor forma de passarem tempo juntos. Não há nada que vá fazer o carro voltar para trás, nem mesmo a entrada em cena de um porco à solta ou um ataque de gaivotas assassinas. E quando parece que nada pode piorar a situação, o Greg descobre uma forma de deixar toda a gente à beira de um ataque de nervos. Pois é, Greg, assim vais longe!

O livro foi publicado no Brasil em 2014, pela Editora Booksmile. Adicione no Skoob.

10 DE AGOSTO – A Viagem de Fanny (Titulo Original: Le Voyage de Fanny)

O filme francês é baseado na obra autobiográfica Le Voyage de Fanny – L’Histoire Vraie d’une Jeune Fille au Destin Hors du Commun, de Fanny Ben-Ami. O longa narra a historia de Fanny, uma menina de 12 anos que precisa cuidar de suas irmãs mais novas, uma vez que estão em um lar longe de seus pais. Em meio a confusão da Segunda Guerra Mundial, Fanny acaba tomando a liderança de um grupo de crianças em busca de refugio em rumo a fronteira Suíça.

O livro é baseado em fatos reais e infelizmente ainda não foi publicado no Brasil.

Veja o trailer:

10 DE AGOSTO – Lady Macbeth

O longa e baseado no livro Lady Macbeth do Distrito de Mtzensk, de Nikolai Leskov. Nele vemos a história de Katherine, uma jovem presa em um casamento sem amor com um homem bem mais velho. Katherine acaba se apaixonando por um homem mais jovem que trabalha em sua propriedade, desencadeando vários assassinatos.

Veja o trailer:

Sinopse do livro: Em Lady Macbeth do distrito de Mtzensk, publicada em 1865 na revista Epokha – editada por Dostoiévski – e considerada a obra prima de Leskov, o leitor acompanha a transformação de Catierina Lvovna, a jovem entediada esposa de um velho comerciante, em uma cruel assassina. A história fria e calculista, que pode ser vista também como um símbolo da libertação feminina em relação à opressão patriarcal, mas que em nenhum momento se arrepende das atrocidades cometidas, levou a crítica a encontrar nessa versão russa da tragédia shakespeariana aspectos mais tarde desenvolvidos pelo romance noir de Raymond Chandler – e, além disso, inspirou a famosa ópera de Dmitri Shostakóvitch, de 1934, e o filme Lady Macbeth siberiana, do cineasta polonês Andrzej Wajda.

O livro foi publicado no Brasil em 2009, pela Editora 34. Adicione no Skoob.

10 DE AGOSTO – Malasartes e o Duelo Com A Morte

O filme brasileiro conta a história do malandro Pedro Malasartes, um jovem que vive no interior do Brasil e que ganha a vida pregando peças em comerciantes e se aproveitando de pessoas inocentes. Porém, sua astúcia é colocada a prova quando ele precisa lidar com a ceifadora de almas mais temida da terra, a Morte.

Veja o trailer:

Apesar do longa não ser baseado propriamente em um livro, ele foi inspirado em Pedro Malasartes, personagem dos contos populares portugueses e brasileiros, conhecido como um jovem cheio de artimanhas e disposto a enganar todos em seu caminho. Para saber mais sobre Malasartes clique aqui.

Existem vários livros sobre Pedro Malasartes e suas peripécias na cultura brasileira. Para quem se interessar deixo aqui a sugestão de Malasaventuras, de Pedro Bandeira, publicado pela primeira vez em 1984 pela  Editora Moderna. Adicione no Skoob.

Sinopse do livro: Imagine um gato que defeca dinheiro, um urubu que adivinha, uma panela que cozinha sem fogo e um passarinho que se transforma em esterco… Pedro Malasartes é um caipira esperto, que usa todas essas invencionices para vingar injustiças. Suas aventuras, narradas em verso neste livro, compõem episódios hilariantes, em que as vítimas de seus truques caem em armadilhas engraçadíssimas. Um verdadeiro clássico do humor brasileiro.

Não se esqueçam que essa é só a primeira parte do post. Em breve mais um post com mais 7 adaptações incríveis chegando ao cinema!

Animados para fazer maratona esse mês?

Para ver o post sobre as adaptações literárias de julho CLIQUE AQUI.