“Tudo que Deixamos Para Trás” narra a história do desaparecimento das abelhas através da história de três personagem principais, Willian, Jorge e Tao, juntando os acontecimentos relacionados a vida dessas pessoas à história do passado, presente e futuro das abelhas.

Em 1852, vemos a história de Willian, um biólogo extremamente deprimido pelo seu insucesso na área, mas que enfim decide se reerguer e criar um novo tipo de colmeia que seja capaz de trazer reconhecimento para si e sua família. Em 2005 somos apresentados à George, um apicultor americano extremamente dedicado a sua abelhas que deseja desesperadamente que seu filho participe do seu negócio. Finalmente, lemos a história de Tao, em 2098, uma mulher chinesa que trabalha com polinização manual após o desaparecimento das abelhas.

“Tudo que Deixamos Para Trás” trata sobre o tema de forma clara e narra com precisão as possibilidades que podem nos atingir se as abelhas sumirem do mapa. Podemos ver tudo que nós, humanos, fizemos de errado para causar esse problema. Queremos controlar a natureza e acabamos por destruí-la, causando nossa própria destruição. Na verdade, o livro é uma distopia sobre o desaparecimento das abelhas! Incrível, né?

Além disso, o livro mostra com excelência a importância das relações familiares nas nossas vidas, assim como os conflitos que podemos enfrentar quando queremos seguir caminhos diferentes dos nossos pais e as dificuldades de perder pessoas amadas.

A autora fez uma escolha excepcional quanto ao tema do livro e tratou disso com tanto cuidado e sensibilidade que merece palmas! Adorei! Tenho certeza que esse livro ajudará a conscientizar muitas pessoas quanto à importância das abelhas para nossa vida, bem como trazer mais notoriedade sobre o tema.

Particularmente, já havia algum tempo que eu tinha conhecimento sobre a possibilidade de extinção das abelhas e o risco que a falta de polinização traria para a vida humana. Sempre escutamos sobre aquecimento global, poluição, desmatamento, mas ouvimos muito pouco ou NADA sobre a falta que as abelhas fariam na nossa vida e o estrago que isso causaria ao mundo. Por esse motivo esse livro é tão importante!

Se você quer saber um pouco mais sobre a possível extinção das abelhas e suas consequências para a humanidade, você encontra mais informações aqui (Site do Ministério do Meio Ambiente) e aqui (site Sem Abelha Sem Alimento).

Alguém mais achou esse livro incrível? Me conta suas impressões 😀

About The Author

22 anos. Casada com seu príncipe dos 15 anos. Formada em direito. Julga o livro pela capa SIM e fica muito decepcionada quando um livro bonito tem uma história ruim. Adora assistir adaptações cinematográficas dos livros que leu e não se importa quando a história fica um pouco diferente do original, desde que as características e personalidades dos personagens sejam mantidas. Em resumo: apaixonada por histórias, seja na tela ou no papel. Deve esse vício à sua mãe, que é uma leitora as vezes ainda mais voraz que ela.

Related Posts